Como a psicoterapia pode ajudar brasileiros que moram no exterior?
- Giovanna Bombonatti
- 19 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2024

O número de brasileiros que vivem fora do país aumentou nos últimos anos. Dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) apontam que cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior. As informações são referentes ao ano de 2022.
Ao se mudar do país de origem, o ser humano se depara com uma nova experiência que pode ser enriquecedora e cheia de oportunidades, mas também pode enfrentar alguns desafios: adaptação cultural, dificuldade de comunicação, solidão e isolamento, saudades de casa, da família e dos amigos, conflitos culturais, medo diante do desconhecido, dificuldade de integração e etc. Durante esse processo a psicoterapia pode ser uma aliada no cuidado da saúde mental.
A psicoterapia busca compreender as causas dos sofrimentos e queixas do paciente e ajudá-lo a encontrar novas formas para lidar com as situações e demandas da vida. Acima de tudo, o psicólogo promove um espaço seguro e sem julgamentos para que o paciente possa trazer suas questões de saúde mental, tanto as que estão relacionadas com o fato de morar fora do Brasil quanto as relacionadas a outros fatores.
As possibilidades em psicoterapia se expandem com o crescimento da modalidade de atendimento online, pois o brasileiro que vive no exterior pode fazer terapia com um psicólogo que mora no Brasil, ou seja, ser atendido por alguém que fala a sua língua materna e conhece a cultura brasileira.
Você se identificou com o que está sendo dito no texto? Quer saber mais? Clique no botão abaixo para entrar em contato comigo!